O que você precisa saber para ser um consultor de vendas

4 minutos para ler

Vamos falar de vendas consultivas. Mais do que um vendedor, o cliente quer ser atendido por um consultor de vendas. E quem vai mostrar os caminhos são os Feras da Venda Nakata. Com eles você aprende com quem está fazendo a diferença. Profissionais iguais a você.

De Vendedor a Consultor: balconista destaca importância da informação de mercado

O Zeca, balconista na Ivecompany, de São Paulo, diz que o consultor de vendas está sempre ligado nas tendências do setor.“Um consultor de vendas tem informação sobre mercado, tecnologia. Ele pode trazer isso para a empresa. E antigamente não tinha. Não existia consultor de vendas. Existia vendedor. Hoje temos o consultor de vendas. Ele procura se especializar, saber o que está acontecendo no mercado, procura trazer eventos para a empresa. E quem está no balcão e só quer vender não tem muita informação sobre isso. Então, pode ser considerado um consultor de vendas quem tenta trazer o máximo possível de informações e tecnologias para a empresa. Em minha opinião, todo consultor tem um pouco de vendedor e todo vendedor tem um pouco de consultor. Mas, o consultor tem uma projeção um pouco maior dentro da empresa. Ele tem uma visão mais ampla e expandida da empresa”

Televendas fera em Teresina já é consultor de vendas faz tempo

O Gillian Noleto, da Bezerra Oliveira, de Teresina, capital do Piauí, já atua há um bom tempo como consultor de vendas. Ele defende a atualização constante dos profissionais. “O mercado evoluiu. Ainda hoje existem vendedores que só esperam o cliente ligar e dizer o que quer. Nós vendedores temos que nos atualizar nessa questão. Temos também que oferecer o que o mercado está impondo ao cliente. Muitas vezes o cliente não imagina que um carro novo foi lançado, com uma saída muito grande. Eles ficam meio estagnados, não se atualizam. A gente tem que auxiliar o cliente dizendo que determinados carros estão saindo bem, ajudar ele a fazer um curso, um treinamento, ligar para tirar dúvida e não só pensar na venda em si. Lógico, todo mundo precisa da venda pois é ela que paga a comissão. Mas só o fato de você ajudar o cliente a ganhar dinheiro é quase certeza que ganhando dinheiro ele vai comprar”.

Como evoluir da condição de vendedor para consultor de vendas?

Agora que os Feras da Venda já apontaram requisitos básicos para quem busca ser um consultor no atendimento ao cliente, como atingir esse objetivo. O Anderson Campos, representante comercial fera na Cobra de Guarulhos, em São Paulo, analisa. “Para o vendedor se tornar um grande consultor, acredito que é preciso estar a par de três fatores: o primeiro é conhecer bem o mercado de atuação, conhecer sua região. Porque o nosso país, como o nosso mercado, é muito heterogêneo. É muito diferente de um local para outro. Às vezes pode ser regiões próximas, até vizinhas, mas é muito diferente. Outro ponto é você conhecer também os produtos. Estar a par de novas tendências, novos produtos, aplicações, informações que possam ajudar o cliente no dia a dia. Com isso, você – lógico – vai saber a necessidade do cliente. Porque se você conhece o dia a dia dele, a forma que ele trabalha e se comunica com o consumidor, você vai interagir com ele, vai auxiliá-lo. Quando você se torna um consultor de vendas para o cliente, o principal ponto em que você consegue uma venda mais efetiva e continua é o momento em que você passa a ser o número 1 a ser procurado. Quando em qualquer dificuldade ele vai ligar pra você, vai te procurar, porque ele sabe que você pode ajuda-lo em qualquer situação”.

Para ser um consultor de vendas de verdade, fique ligado nas dicas dos Feras da Venda Nakata:

1 – Busque o tempo todo informações sobre o mercado e as novas tecnologias que estão chegando.

2 – Conheça a fundo os produtos que você vende e as particularidades das aplicações de cada item.

3 – Entenda as necessidades do seu cliente e o mantenha sempre atualizado sobre lançamento e tendências.

Se você gostou deste post, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem cada vez mais sobre este assunto.

About The Author

Reply