O que é semieixo: entenda quais são os tipos e para que serve

5 minutos para ler

Muitos proprietários de veículos chegam ao balcão da loja de autopeças sem saber o que é semieixo e quais são as funcionalidades da peça. Por isso, os vendedores devem detalhar quais são as principais características e a necessidade da troca da peça.

Assim, ter o conhecimento sobre os diferentes sistemas do veículo é necessário para ajudar no suporte aos seus clientes.

Portanto, para ser um vendedor de sucesso, é importante que você conheça os detalhes sobre as peças que está vendendo, contando com as plataformas como a Nakata, por exemplo, para adquirir mais conhecimento técnico.

Por isso, fique tranquilo, nós separamos aqui uma série de informações que ajudarão você a entender melhor o semieixo e as suas funcionalidades. Você se tornará um expert nesse assunto!

Quais são os principais tipos de semieixo?

O semieixo é uma peça fundamental para o sistema de transmissão do veículo. Na prática, a peça liga a saída  do diferencial à roda. Portanto, o semieixo é a peça responsável por fazer a transmissão da rotação e do torque para as rodas do veículo.

Homocinético

Esse é um modelo de semieixo para ser utilizado em veículos leves e vans com tração dianteira. Na prática, o semieixo é uma barra de aço com formato cilíndrico que possue juntas homocinéticas nas suas extremidades para permitir a articulação do sistema.

 O semieixo homocinético é a peça responsável pela ligação entre o diferencial dos veículos e as rodas. Portanto, a função é transmitir a energia que é gerada pelo motor para as rodas. A peça também permite o esterçamento das rodas que é necessário para os veículos que são de tração dianteira.

Rígido

Já os veículos com tração traseira, como as caminhonetes picape, ônibus e os caminhões usam o semieixo do tipo rígido, ou seja, aquele que não permite o esterçamento das rodas.

Quais são os riscos da falta de manutenção do semieixo?

A cada revisão é essencial que seja feita o diagnóstico do sistema de transmissão do veículo para identificar se todas as peças estão em seu perfeito estado de funcionamento.

Os veículos de carga devem seguir as especificações técnicas da capacidade de carga para evitar a sobrecarga no sistema de semieixo. Assim como os trancos ou choques das rodas podem ser prejudiciais para os semieixos, o excesso de peso é um dos grandes responsáveis pela quebra da peça, que pode comprometer completamente o sistema de transmissão do veículo.

Portanto, a falta de inspeção periódica do sistema de transmissão, principalmente dos semieixos homocinéticos , é um risco para a circulação. A quebra ou o travamento do semieixo compromete por completo todo o sistema, fazendo com que o veículo pare e não seja possível chegar até uma oficina mecânica sem o apoio de um guincho.

Então, é importante que você faça o alerta da necessidade de verificação periódica de toda as peças que compõem o sistema de transmissão para evitar que o motorista tenha ainda mais prejuízos e fique parado na rua com o veículo quebrado.

Qual é a melhor forma de identificar problemas no semieixo do automóvel?

As falhas no sistema de transmissão  podem ser identificadas facilmente pelos motoristas durante a condução. No entanto, a realização da inspeção periódica para verificar o sistema de transmissão é essencial.

É recomendado que os mecânicos verifiquem as peças que compõem esse sistema, principalmente as coifas de proteção das juntas, travas e as abraçadeiras que estão diretamente ligadas ao semieixo.

É importante que o vendedor também verifique a qualidade das peças que estão sendo ofertadas para o cliente. Opte por marcas como a Nakata, que tem a confiabilidade e a credibilidade do mercado de peças automotivas.

Cabe ao vendedor ressaltar que a qualidade deve ser o ponto primordial da decisão, já que a segurança do veículo está em questão quando ocorre a troca das peças. Então, ao apontar a relevância da qualidade das peças, com o conhecimento técnico adquirido, o vendedor vai criar um relacionamento de confiança com o cliente, que optará pela compra assertiva.

Que tal, agora que você tem informações técnicas sobre o que é o semieixo, entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso catálogo de peças!

Leia também:

Profissionais precisam ter conhecimento técnico dos produtos que vendem

Como fidelizar clientes e vender mais

About The Author

Reply